IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

"Numis" o quê? Descubra o que é numismática, tema do novo blog do UOL

Felipe Branco Cruz

18/11/2017 19h43

Lugar de dinheiro é no bolso? Não por aqui. No "Cara ou Coroa", o blog de numismática do UOL, você vai encontrar toda semana curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do Mundo.

Do latim (numisma) e do grego clássico (nomisma), a palavra significa estudo das moedas. E é sobre isso que vamos falar por aqui, sempre de um jeito bem descontraído e divertido – bem longe do economês.

Leia também:

O que é numismática?

Quem se dedica a esse hobby estuda, do ponto de vista histórico, artístico e econômico, as cédulas, moedas e medalhas.

No início do século 20, o termo passou também a ser usado como sinônimo para a coleção desses itens. Além disso, há um pulsante mercado de moedas raras que são bastante valorizadas com o passar dos anos, sendo que algumas chegam a custar milhares de reais.

No Brasil, a história das nossas cédulas e moedas nos ajuda a entender também a nossa cambaleante economia. Enfrentamos diversos planos econômicos e hiperinflações que corromperam a economia na mesma medida em que ficávamos cada vez mais criativos na confecção de novas cédulas e moedas.

Embora a hiperinflação não tenha sido boa para ninguém, ela resultou em uma festa para os colecionadores brasileiros, com centenas de cédulas diferentes.

Para um leigo, pode parecer difícil imaginar que exista tanto assunto assim para fazer um blog só sobre cédulas e moedas. Mas acredite, há.

Juntos vamos descobrir as curiosidades do nosso dinheiro do que simplesmente gastá-lo por aí?


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa