IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Moedas comemorativas de Chaves no México custam o equivalente a mil churros

Felipe Branco Cruz

02/02/2018 10h54

A notícia de que a Globosat comprou, na última terça-feira (30), os direitos de exibição da série Chaves movimentou o mundo do entretenimento (e até o jornal espanhol El País fez matéria).

E não é para menos. No Brasil, o programa está no ar há mais de 33 anos, sempre pelo SBT, e agora também será exibida pelo canal pago Multishow. O jornalista Paulo Pacheco, a pessoa que mais entende de Chaves no Brasil, e meu colega aqui no UOL, foi o primeiro a dar a informação.

Mas não é só no Brasil que as pessoas são fanáticas pelo seriado. No México, onde ele surgiu, o público também é muito fiel e os personagens da vila são praticamente instituições nacionais.

Leia também:

Então, por que eu contei tudo isso aqui num blog de numismática? Porque quando li a reportagem do Paulo, eu me lembrei que há cinco anos, a casa da moeda mexicana homenageou o seriado com medalhas comemorativas (assim como a Casa da Moeda do Brasil também já fez com o Mauricio de Sousa e Romero Britto).

As medalhas foram lançadas em 2013 (um ano antes da morte de seu criador Roberto Bolaños) e rapidamente se esgotaram. Foram cunhadas apenas 2.000 unidades, sendo mil de alpaca (uma liga metálica de cobre, níquel e zinco) e mil de prata.

A coleção completa de alpaca com as nove medalhas e um álbum para armazená-las (veja as fotos abaixo) estava sendo vendida por 1.200 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 210. Já a coleção de prata custava 4.250 pesos, cerca de R$ 750.

Na série do Chaves, os churros eram vendidos pelo Seu Madruga por 1 peso mexicano ou, na tradução brasileira, por 1 cruzeiro.

Com o preço das moedas de alpaca, se você morasse na vila do Chaves, seria possível comprar 1.200 churros, um dos doces favoritos do personagem

Infelizmente, a casa da moeda mexicana não fará uma nova cunhagem das medalhas. Elas, no entanto, podem ser encontradas para vendas em sites como o Mercado Livre. Basta procurar pelo nome do seriado em espanhol: El Chavo del Ocho.

As medalhas, de 12,9 g. e 33 mm., têm, no reverso, uma montagem com todos os personagens e, no anverso, uma figura individual e colorida de cada um deles: Chaves, Quico, Seu Madruga, Dona Florinda, Professor Girafales, Nhonho, Godinez, Popis e a Dona Clotilde.

A personagem Chiquinha foi a única não homenageada. Vale lembrar que a atriz María Antonieta de las Nieves é dona dos direitos autorais da personagem e não autorizou que a Chiquinha aparecesse na série animada do Chaves e, consequentemente, nas medalhas. A atriz, até hoje, não se dá bem, com a família de Bolaños.

As medalhas de cada personagem trazem também seus bordões, escritos em espanhol, como "tá, tá, tá, tá", do Professor Girafales, ou "não se misture com essa gentalha", da Dona Florinda.

Na ocasião, em entrevista à CNN México Eduardo Padrón, subdiretor de comercialização da casa da moeda, justificou a homenagem dada a importância de Roberto Bolaños para o país. "As coisas que transcendem são gravadas em livros, monumentos e moedas. Neste caso, em medalhas."

Reportagem da CNN México da época do lançamento:

Veja a coleção completa:

(imagens: Casa de Moneda de México)


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa