IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Conheça o novo e moderno dinheiro pixelizado que está circulando na Noruega

Felipe Branco Cruz

06/02/2018 08h10

Pode até ser que no futuro o dinheiro em papel deixe de existir e seja totalmente substituído por transações comerciais eletrônicas. Enquanto isso não acontece, na Noruega, a inspiração para o desenho da oitava (e nova) família de coroas norueguesas vem do meio digital, com linhas pixelizadas, semelhantes a uma fotografia em baixa resolução. Mas o resultado é incrível e também muito seguro.

De acordo com o Norges Bank, as cédulas da oitava família entrarão em circulação em três etapas. As notas de 100 e 200 coroas já estão no mercado desde maio do ano passado. As de 50 e 500 coroas entrarão em circulação neste ano. E as de 1000 coroas serão as últimas a serem lançadas, planejadas para sair em 2019.

Leia também:

Então, se você vai viajar para a Noruega, fica o alerta: a partir de maio deste ano, as cédulas da antiga sétima família de 100 e 200 coroas não serão mais aceitas no mercado. A partir de 2019, os modelos antigos de 50 e 500 coroas também serão recolhidos. E, finalmente, a partir de 2020, será a vez das notas da sétima família de 1000 deixarem de valer (veja lá embaixo quais são os modelos antigos que serão recolhidos).

Conheça as novas cédulas

Em 2014, o Banco Central da Noruega promoveu um concurso para escolher o design das novas cédulas tendo como tema o mar nórdico e os elementos que definem a identidade do país. Os escritórios vencedores foram os Snøhetta (lado pixelizado) e The Metric System (lado da fotografia).

Um deles ficou responsável pelo anverso (a frente da nota) e o outro escritório fez o reverso, ambas usando elementos típicos do país, como o farol marítimo, o barco viking, o bacalhau (e se você nunca viu uma cabeça de bacalhau, agora é a hora), o veleiro e as ondas do mar. Assim como o real, cada cédula tem um tamanho diferente, ficando maior de acordo com o seu valor.

A frente e o verso das notas conversam entre si. O lado pixelizado segue a paleta de cores da fotografia do outro lado, como se ele estive embaçado ou, em linguagem digital, exibindo a imagem em baixa resolução, além das constelações de Órion e Ursa Maior, muito importantes para os navegadores no hemisfério norte.

O resultado ficou realmente impressionante, além de muito moderno.

A oitava e nova família de coroas norueguesas

(imagens: Norges Bank)

A sétima e velha família de coroas norueguesas

(imagens: Norges Bank)


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa