IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Museu do Ouro de Cartagena expõe peças indígenas dentro de cofre de banco

Felipe Branco Cruz

27/03/2018 08h10

Detalhe de uma das obras exposta no Museu do Ouro Zenú, em Cartagena (imagem: Felipe Cruz)

Estive recentemente em Cartagena, na Colômbia, e visitei o Museu do Ouro Zenú. Embora seu acervo não conte com medalhas e moedas, as suas peças pré-colombianas feitas em ouro certamente vão agradar quem se interessa por numismática.

É possível ver todo o museu em menos de uma hora, já que ele não é tão grande quanto o Museu do Ouro de Bogotá. Foi mais ou menos esse tempo que eu levei para ver, com calma, quase todas as peças. Mesmo pequeno, para quem está em Cartagena a turismo, o casarão vale a visita. Ele fica localizado dentro da cidade murada, em uma área muito bem preservada, próximo de outros pontos turísticos como o Palácio da Inquisição e o Museu Naval do Caribe.

Para entender a importância do ouro e de Cartagena para a Espanha, vale uma comparação com Paraty (RJ). A arquitetura e a preservação de Cartagena são semelhantes à da cidade fluminense. Assim como Paraty se transformou no século 18 em um importante polo para a escoação do ouro que ia de Minas Gerais para Portugal, Cartagena também o era para a Espanha.

Leia também:

Estão em exposição belas joias e réplicas de animais feitas em ouro, criadas pelo povo indígena Zenú (que habitou a região antes da chegada dos espanhóis).

Mas não vá esperando um museu muito espetacular, já que, ao todo, são cerca de 600 peças, nem todas de ouro. Há também objetos em prata, cobre e cerâmica.

As mais valiosas ficam dentro de um cofre (desses com portas gigantes de aço), pertencente ao Banco da República, que funcionou no casarão até meados dos anos 1980.

Entrada do cofre onde estão as peças mais valiosas (imagem: Felipe Cruz)

Outro motivo para visitar o museu é que ele é um dos poucos lugares de Cartagena em que a entrada é grátis. Para mim, este é um daqueles passeios para fazer despretensiosamente numa tarde, depois do almoço, enquanto caminha pelas pequenas e charmosas ruas da cidade murada.

Em Cartagena, eu também tentei visitar a antiga Casa da Moeda, um prédio histórico que abrigou a instituição espanhola no período colonial. Mas o casarão estava fechado e, até onde eu sei, vai continuar assim por algum tempo, já que está sendo reformado para virar um hotel de luxo.

Onde encontrar:

Endereço: Cra. 4a. #33-26, Cartagena, Colômbia.
Horários de funcionamento:
– Segunda-feira: fechado.
– Terça-feira a sábado: das 9h às 17h.
– Domingo: das 10 às 15h.
Telefone: +57 5 6600778.
Entrada: Grátis.
Site oficial

Veja algumas fotos do museu:

(crédito de todas as imagens: Felipe Cruz)


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa