IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Japoneses discutem mudanças na moeda de 5 ienes para a Olimpíada

Felipe Branco Cruz

15/06/2018 07h11

A moeda de cinco ienes do Japão

Ainda faltam dois anos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, mas uma discussão a respeito do design da moeda de 5 ienes está mobilizando alguns setores do país com o objetivo de facilitar a vida dos futuros turistas. Um amigo que acabou de voltar de Tóquio me contou que ficou surpreso em como a cidade já está se mobilizando para a Olimpíada.

A moeda de 5 ienes é dourada, furada ao meio e a única do país sem a inscrição do valor em numeral. O valor só aparece escrito em kanji, desse jeito: 五円, que signfica: "cinco ienes". O problema é que, se você não fala japonês, não adianta nada.

O design da moeda foi adotado no final de 1940. Naquela época, o Japão estava se recuperando da Segunda Guerra Mundial e o desenho foi feito para inspirar a população.

Leia também:

De um lado, estão dois brotinhos nascendo que simbolizam a esperança de que as pessoas iriam superar as adversidades e reconstruir o país. Em japonês está escrito o nome do país e o ano de cunhagem.

Do outro lado, é possível ver um ramo de arroz, representando a agricultura nacional. Embaixo do ramo, as linhas retas em cima do kanji 五円, representam as ondas do oceano, os produtos marinhos e a pesca. Ainda neste lado da moeda, é possível ver uma engrenagem circundando o furo central, representando os trabalhadores e a indústria.

Com tanto significado envolvido, uma mudança drástica do design da moeda é improvável, porém, encontrar espaço para colocar um número "5" não é tão difícil assim.

Mas a mudança é desnecessária. Todas as outras moedas do Japão já possuem números. Se você souber que a única que não tem números vale 5 ienes, problema resolvido.

Todas as moedas do Japão

Assim como o Brasil lançou vários modelos comemorativos das moedas de R$ 1 durante a Olimpíada, o Japão também deverá fazer algo semelhante apenas para o ano dos Jogos. Quando os modelos forem lançados eu faço um novo post.

Se tiver curiosidade de ler a reportagem original, ela está neste link. Obviamente, está escrito em japonês, mas eu lhe garanto de que está falando sobre a moeda de cinco ienes. 🙂

Conheça todas as moedas do Japão:

Um iene

Moeda de um iene com o desenho de uma muda de árvore

Cinco ienes

A moeda de cinco ienes do Japão

Dez ienes

Moeda de 10 ienes com o desenho do templo Hōōdō Byōdō-in

50 ienes

Moeda de 50 ienes com o desenho de um crisântemo

100 ienes

Moeda de 100 ienes com o desenho de uma sakura (cerejeira)

500 ienes (modelo antigo)

Moeda antiga de 500 ienes que não é mais cunhada, porém ainda está em circulação. Com o desenho de uma planta paulownia

500 ienes (modelo novo)

Nova moeda de 500 ienes lançada em 2000, também com o desenho de uma planta paulownia


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa