IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Você sabia que as estrelas nas moedas de cruzeiro eram sinais em braile?

Felipe Branco Cruz

17/07/2018 08h53

As estrelas que aparecem nas moedas de cruzeiro e cruzado, cunhadas no final dos 1980 e início dos anos 1990, tinham outra função além de estética. Elas foram dispostas em braile (um tipo tátil de escrita) com o objetivo de informar o valor aos deficientes visuais (veja a tabela de números em braile mais abaixo).

A observação do formato das estrelas nessas moedas foi feita pelo colecionador Sérgio Mendes, 36, de Araraquara (SP), em seu blog, o Colégio da Numismática.

Conversei com o Sérgio por telefone, e ele me contou que o uso do braile para informar o valor das moedas no Brasil foi inovador. "Ainda hoje, poucos países do mundo usam o braile nas moedas para auxiliar os deficientes visuais a reconhecer as moedas", disse. "A única estrela fixa naquelas moedas de cruzeiro era a estrela α-Spica, que representa o Pará, e ficava acima da faixa".

Leia também:

Tabela em braile:

Veja como são os números em braile (note que o número não corresponde à quantidade de estrelas; é a disposição das estrelas que vale)

Embora o governo tenha feito, na época, uma campanha para divulgar o recurso em braile nas moedas, muita gente pode não saber disso. De qualquer forma, é interessante perceber como um design de moedas não precisa apenas ser bonito, ele também pode (e deve) ter outras funções.

Essas moedas, aliás, já foram longamente estudadas pelo numismata Eugenio Vergara Caffarelli na obra "As Moedas do Brasil", disponível aqui, a partir da página 231, na qual ele revela detalhes curiosos das estrelas no cruzeiro e no cruzado.

Mas o recurso não se mostrou tão eficiente, já que as estrelas eram pequenas e se desgastavam com o uso, dificultando o reconhecimento pelo tato para os cegos. As moedas atuais de real possuem outros elementos de identificação bem mais úteis, como tamanho, peso e borda diferentes, que são mais fáceis de identificar usando o tato.

Relembre algumas delas:

Moeda de 5 cruzeiros com estrelas informando o seu valor

Moeda de 1 cruzado novo com as estrelas informando o seu valor

Moeda de 100 cruzados com as estrelas informando o seu valor em braile

O braile em moedas italianas

Sérgio me contou que, além do Brasil, o único país na época que também usou braile em suas moedas foi a Itália, com as de 500 liras, cunhadas nos anos 1980. "Essa moeda também foi uma das primeiras bimetálicas, semelhantes às atuais de R$ 1 do Brasil".

Moeda bimetálica de 500 liras com inscrição do valor em braile em alto relevo


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa