IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

McDonald's lança moeda que poderá ser trocada por Big Mac em 50 países

Felipe Branco Cruz

02/08/2018 08h46

Moedas comemorativas do McDonald's serão aceitas em 50 países diferentes

O McDonald's lança nesta terça-feira (2) a MacCoin, uma moeda que poderá ser trocada por um Big Mac em 50 países onde a rede de fast food está instalada. O Brasil está incluso e lista completa com as lojas que irão distribuir as moedas podem ser encontradas aqui.

A ação faz parte das comemorações dos 50 anos da criação do Big Mac, em 1968. Ao todo, serão cinco modelos diferentes de moedas em metal, cada uma homenageando uma década: 1968/1978, 1978/1988, 1988/1998, 1998/2008 e 2008/2018.

O dia 2 de agosto foi escolhido para o lançamento porque marca os 100 anos do nascimento de Jim Delligatti, o criador do Big Mac.

Leia também:

Índice Big Mac

A sacada de criar uma moeda que pode ser trocada por um Big Mac em 50 países diferentes é uma referência ao "Índice Big Mac", criado em 1986 pela revista The Economist.

Como o sanduíche é um dos mais famosos do mundo e sua receita é a mesma em todos os lugares, a revista passou a comparar o seu preço em diferentes países, como um índice para determinar o poder de compra das moedas internacionais.

Em 2017, o Índice Big Mac mostrou que a Suíça tem o Big Mac mais caro do mundo, com o preço de US$ 6,74. O preço usado como base é o dos Estados Unidos Unidos, onde o sanduíche custa US$ 5,30.

No Brasil, o Big Mac é mais barato que nos EUA, o que demonstra uma desvalorização de 3,7% do real em relação ao dólar.

Os cinco modelos das moedas comemorativas dos 50 anos e o seu reverso

Como ganhar a sua moeda?

No Brasil, a promoção vai valer entre 2 a 20 de agosto ou enquanto durar o estoque de 324 mil unidades (foram produzidas 10 milhões de moedas no mundo inteiro).

A cada compra de uma McOferta Big Mac nos restaurantes participantes, o cliente levará também uma moeda MacCoin. A partir do dia 4 de agosto até o dia 31 de dezembro de 2018, os restaurantes aceitarão a moeda de volta, como meio de pagamento para um Big Mac avulso.

De acordo com o McDonald's, a distribuição dos cinco modelos é aleatória e o cliente não poderá escolher qual modelo pegar.

É óbvio que vou lá comer cinco Big Macs e pegar as minhas moedas. Assim como é óbvio que não vou trocá-las por outros sanduíches e vou guardá-las na minha coleção.

E é isso mesmo que o McDonald's espera que aconteça. Como a tiragem é limitada, elas são altamente colecionáveis e a rede de fast food acredita que apenas 20% das pessoas a trocarão novamente por um sanduíche.

 

Detalhe da moeda comemorativa dos 50 anos do Big Mac



Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa