IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Canadá lança moeda pelos 50 anos da lei que descriminaliza homossexualidade

Felipe Branco Cruz

25/04/2019 08h47

Nova moeda de 1 dólar canadense

Em dezembro do ano passado, a Royal Canadian Mint (a casa da moeda do Canadá) anunciou que lançaria um novo design para a moeda de 1 dólar canadense, também chamada de loonie, em homenagem aos 50 anos da lei que descriminalizou a homossexualidade no país.

Para não causar polêmica, a Royal Canadian Mint preferiu manter em sigilo o design da moeda, que só foi revelado oficialmente nesta terça-feira (23), quando a peça entrou em circulação, no dia exato em que lei completou meio século.

Leia também:

O desenho da nova moeda de 1 dólar canadense foi criado pelo artista Joe Average

Não por acaso, a ideia da moeda veio do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, como uma forma de também homenagear o seu pai, Pierre Elliott Trudeau, que criou a lei.

Em 1967, quando Pierre ainda era ministro da Justiça, ele começou a pedir reformas no Código Penal para descriminalizar a homossexualidade, aprovando a lei em 1969.

Em Toronto, o ministro das finanças disse que a nova moeda "encoraja todos nós a construir um Canadá melhor e mais inclusivo porque, como a moeda em si, quanto mais igualdade tivermos, mais ricos todos seremos."

A moeda

A moeda traz em seu anverso duas pessoas se beijando e as palavras em francês e em inglês (as línguas oficiais do país) "Égalité" e "Equality" (que significam "igualdade").

O design é do artista canadense Joe Average, 61, diagnosticado com HIV aos 27 anos de idade. O desenho, segundo ele, simboliza o progresso das lésbicas, gays e transgêneros ao realizar todos os esforços que ainda precisam ser feitos pela igualdade.

Moeda colorida comemorativa de prata de 10 dólares canadenses

A moeda também terá uma versão comemorativa em prata 999 pintada com as cores do arco-íris e valor de face de 10 dólares canadense. Ela poderá ser comprada no site oficial da Royal Canadian Mint por 49,95 dólares canadenses e terá uma tiragem de apenas 15 mil peças.

Reportagem da CTV sobre a moeda:


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa