IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Japão lançará moedas para celebrar novo imperador e Jogos Olímpicos de 2020

Felipe Branco Cruz

17/05/2019 08h24

Novo design da moeda de 500 ienes

O Japão prepara o lançamento de novas moedas para celebrar dois grandes eventos do país: a ascensão ao trono do novo imperador Naruhito e os Jogos Olímpicos de 2020.

Naruhito ascendeu ao trono no dia 1º de maio, após a abdicação de seu pai, Akihito. O novo imperador inaugura também a era Reiwa (junção das palavras "ordem" e "harmonia").

Leia também:

A era Reiwa será representada na nova moeda de 500 ienes, que passará a ser bimetálica e deverá entrar em circulação em 2021.

Exceto por ser bimetálica (a anterior não era) e por trazer a nova inscrição em referência a era Reiwa, o design da moeda será bastante semelhante ao da atual.

Veja abaixo:

Novo imperador

O Japão também vai lançar moedas em ouro e cobre para celebrar o novo imperador.

Até 22 de outubro, quando ocorrerá a celebração da ascensão ao trono, serão cunhadas 50 mil moedas de 10 mil ienes em ouro e 5 milhões de moedas de 500 ienes em cobre. As imagens das moedas ainda não foram divulgadas, apenas as suas especificações.

A moeda de 10 mil ienes será de 20 gramas de ouro com uma ave fênix simbolizando a família imperial. Do outro lado, ela terá o selo do crisântemo imperial.

A moeda de 500 ienes terá de um lado o trono do imperador, chamado Takamikura, e que fica no interior do Palácio Imperial durante o ritual de entronização. O outro lado também trará o selo do crisântemo imperial.

O imperador japonês Naruhito com a imperatriz Masako em sua primeira aparição pública após a ascensão (Behrouz Mehri/AFP)

Moedas olímpicas do Japão

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio só vão ocorrer no ano que vem, mas o Japão já revelou o design de algumas de suas moedas comemorativas.

O país vai lançar moedas de ouro, prata e outras em metais menos nobres (provavelmente cobre e níquel) para as peças que entrarão em circulação no comércio.

Ao todo, o país vai lançar 30 modelos diferentes emitidos em quatro etapas até o início dos Jogos Olímpicos. Até lá, quando todos os modelos forem lançados, eu publico um novo post com todas as peças.

Veja os modelos já divulgados:


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa