IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

França lança moeda de €2 com desenho do Asterix

Felipe Branco Cruz

10/07/2019 15h44

Um dos personagens de quadrinhos mais famosos da França (e do mundo também), Asterix, ganhou uma homenagem nas moedas de dois euros para celebrar os 60 anos de sua criação. A peça entrou em circulação no final de maio.

O personagem foi criado em 1959 por René Goscinny e Albert Uderzo é inspirada nos gauleses e no seu líder mais famoso, Vercingetorix, derrotado por Júlio César.

Leia também:

Importante para a cultura francesa, Asterix também tem uma presença muito forte na Alemanha, no Reino Unido, na Holanda, na Espanha, em Portugal e na Itália.

De acordo com a Monnaie de Paris (a casa da moeda da França), a escolha de Asterix se deu justamente por ele ser uma figura reconhecida em todo o continente. 

A moeda tem a efígie de Asterix usando seu famoso elmo com asas, circundado por um coroa de louros e numerais romanos informando os 60 anos e 2019. No topo, está escrito o nome do personagem com a sigla RF (République Française)

Ao todo serão cunhados 310 mil exemplares.


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa