IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Moedas raras estão expostas em uma das maiores coleções privadas do país

Felipe Branco Cruz

22/02/2019 08h32

Escada central que dá acesso à exposição (fotos: Felipe Cruz)

Uma das mais valiosas moedas brasileiras, a Peça da Coroação, está em exposição permanente em São Paulo e pode ser vista gratuitamente em uma das mais completas coleções privadas de numismática do país, abrigada no prédio do Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

Visitei o local recentemente e me impressionei com a quantidade e a qualidade dos materiais expostos, o que faz desta visita um dos passeios imperdíveis na capital paulista para quem gosta de numismática. Fiz algumas fotos (que ilustram este post) da exposição, que conta 395 objetos numismáticos.

Leia também:

As peças estão expostas no Espaço Olavo Setúbal, que ganhou esse nome em homenagem a um dos donos do Itaú que, em 1969, começou a colecionar objetos de arte, documentos históricos, ilustrações, mapas, livros entre outras coisas que ajudassem a contar a história do Brasil nos últimos 500 anos.

Peça da Coroação

A Peça da Coroação completará 200 anos em 2022 (foto abaixo). Ela foi cunhada em ouro no valor de 6.400 réis pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro e apresentada na coroação de D. Pedro 1º logo após a Independência do Brasil.

Peça da Coroação (imagem: Felipe Cruz)

O problema é que o imperador não gostou do resultado e suspendeu a cunhagem. O motivo foi o seu busto nu com uma coroa de louros na cabeça, à moda dos imperadores romanos. Ao todo, foram cunhados apenas 64 exemplares, proibidos de entrar em circulação. Atualmente, só existem 16 exemplares da moeda e alguns estão expostos no Rio de Janeiro e em Brasília.

Entre as outras peças numismáticas expostas estão moedas, medalhas, barras de ouro e condecorações desde a entrada dos portugueses no Brasil até os dias atuais. Há, por exemplo, até exemplares holandeses, os primeiros cunhados em território brasileiro, em 1645, no Recife, em Pernambuco, durante a invasão holandesa no Nordeste do país.

Outras peças e suas histórias:

Peça cunhado na Bahia em 1695 com o nome "Terra de Santa Cruz" (imagem: Felipe Cruz)

Moeda de 1695 cunhado quase 200 anos depois do Descobrimento pela Casa da Moeda da Bahia, feita em prata no valor de 640 réis. A peça não foi aprovada porque trazia o nome antigo da colônia, Terra de Santa Cruz. Desta peça, por exemplo, só são conhecidos dois exemplares no mundo.

Moedas de ouro de D. Maria 1ª (imagem: Felipe Cruz)

Moedas de ouro do reinado de D. Maria 1ª (1777-1805) representando vários períodos de sua vida. Até 1786, elas traziam gravadas as imagens da rainha, legítima soberana, e de seu marido, D. Pedro 3º, que com ela dividia o trono e se chamavam Perfis Sobrepostos. De 1786 a 1789, viúva, D. Maria 1ª foi representada em uma peça batizada de Véu de Viúva. Passados os três anos de luto oficial, o retrato da soberana passou a apresentar, até 1799, um toucado com joias e fitas.

Moeda de ouro de 1499 (imagem: Felipe Cruz)

Conhecida como "Português", essa moeda foi cunhada em 1499 na época de D. Manuel, o Venturoso. Certamente, Pedro Álvares Cabral trazia uma dessas em seus cofres quando descobriu o Brasil. A peça foi a maior moeda de ouro cunhada em todo o mundo ocidental até surgirem os dobrões de D. João 5º, 200 anos depois.

Coleção de moedas de ouro de D. João 5º (imagem: Felipe Cruz)

Peças em estilo barroco de D. João 5º, o Magnânimo. Elas foram cunhadas com elaboradas decorações nos valores de 12.800, 6.400, 3.200, 1.600, 800 e 400 réis. D. João 5º foi um dos reis mais ricos de Portugal e seu reinado foi marcado pela descoberta de ouro no Brasil.

Painel com diversas moedas e medalhas (imagem: Felipe Cruz)

Moedas, condecorações e medalhas do período de D. João 6º, D. Pedro 1º e D. Pedro 2º.

Medalha pelo Centenário da Independência (imagem: Felipe Cruz)

Belíssima medalha de ouro cunhada para celebrar o Centenário da Independência em 1922.

Medalhas em homenagem a D. Pedro 2º (imagem: Felipe Cruz)

Medalhas comemorativas da imperatriz D. Leopoldina e outras comemorativas do casamento de D. Pedro 2º com D. Tereza Cristina, em ouro, prata e cobre.

D. Pedro 2º e D. Tereza Cristina (imagem: Felipe Cruz)

Detalhe da medalha comemorativas do casamento de D. Pedro 2º com D. Tereza Cristina

Faces da República (imagem: Felipe Cruz)

Moedas com as várias faces da República, produzidas nos mais diversos metais (ouro, prata, bronze-alumínio, cuproníquel, níquel, aço inox, entre 1889 e 1998.

Barras de ouro fundidas em Minas Gerais (imagem: Felipe Cruz)

Raríssimas barras de ouro emitidas pela Casa de Fundição de Sabará, entre 1808 e 1818, e pela Casa de Fundição de Vila Rica, de 1811. Elas são raras porque quase todas foram derretidas.

Serviço

Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Tel.: (11) 2168-1776
www.itaucultural.org.br


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa