IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Das HQs para o dinheiro: Canadá lança moeda-escultura do Superman

Felipe Branco Cruz

15/09/2018 07h21

O Superman já apareceu várias vezes em moedas comemorativas de diversos países, mas nunca do jeito como ele está sendo representado na nova moeda comemorativa de 100 dólares canadenses, proposta pela Royal Canadian Mint, a casa da moeda do Canadá.

Há algum tempo, a Royal Canadian Mint vem pesquisando novas maneiras de fazer moedas e tem inovado com peças que brilham no escuro ou com cristais Swarovski. A novidade, agora, são moedas multidimensionais, com a efígie saltando da peça como se fosse uma escultura.

A belíssima moeda "Superman: O Último Filho de Krypton" foi feita a pedido do gerente de produtos da casa da moeda do Canadá, Jamie Desrochers. O quadrinista da DC Comics Jason Fabok foi o responsável pelo desenho do herói. A peça, com potencial para enlouquecer tanto geeks quanto numismatas, conta com uma estatueta em prata banhado a ouro.

Leia também:

De acordo com a Royal Canadian Mint, a moeda é "uma celebração das gerações de talentos canadenses que ajudaram a tornar o Superman um ícone da cultura pop". Não à toa, os canadenses têm uma forte ligação com o personagem por causa da nacionalidade de seu co-criador Joe Shuster, que nasceu em Toronto, em 1914.

Esta não é a primeira vez que a casa da moeda canadense lança moedas do Superman. Desde 2012, Jamie Desrochers ajuda a desenvolver moedas com os heróis da DC. Tanto o Superman quanto os outros integrantes da Liga da Justiça já apareceram em dezenas de modelos diferentes que podem ser comprados aqui.

Desrochers revelou em uma entrevista publicada no site da casa da moeda do Canadá que a ideia surgiu quando a sua equipe de pesquisa e desenvolvimento trabalhava na série "Escultura dos Animais Canadenses", na qual cada moeda apresenta uma estatueta banhada a ouro que também se eleva da superfície da peça.

Esboço da escultura do Superman com os braços levantados

"Quando vi aquelas estatuetas de animais, eu pensei: 'Não seria legal se o Superman estivesse literalmente saindo da moeda?"', disse Desrochers. "Para mim, essa nova tecnologia estava apenas implorando para ser usada com o Superman."

Desrochers declarou que sempre foi fã de quadrinhos, e na hora de desenvolver novas peças, ele se coloca na pele de um colecionador. "Você acha com facilidade vários objetos com a imagem do Superman, mas o que o fã realmente quer é uma arte original, algo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar."

Esboço final da escultura feito pelo quadrinista Jason Fabok

O desenho (e o desafio) de criar a arte do Superman para a moeda foi assumido pelo quadrinista canadense Jason Fabok, 33, mesmo sem ele ter entendido a ideia logo no início.

"Nunca tinha visto nada assim", disse. "Mas, uma vez que Jamie me mostrou a estatueta de um alce, meu queixo caiu. Fiquei impressionado com a criatividade. Era o tipo de coisa que você diz: 'Sim, eu preciso disso na minha coleção'."

Fabok, então, fez os desenhos do Superman de todos os ângulos: frente, traseira, lateral, de cima para baixo e de perfil.

Os designs foram entregues ao gravador Matthew Porter, que esculpiu digitalmente a moeda usando um software 3D.

Molde da moeda do Superman

Houve ainda uma discussão sobre o uniforme do herói. Recentemente, nos cinemas, o Superman tem sido representado sem a tradicional cueca para fora da calça. Mas Desrochers e Fabok concluíram que o uniforme clássico, com a cueca vermelha para fora, deveria prevalecer.

Ah! Como toda moeda, esta também tem dois lados. O reverso é a estátua do Superman em 3D e o anverso, como tradicionalmente ocorre em todas as moedas do Canadá, tem a efígie da Rainha Elizabeth 2ª.

Ao todo, foram cunhadas mil unidades, feitas de 99,9% de prata e banhadas a ouro. Cada uma pesa 315,71 gramas e tem o diâmetro de 65 mm. O valor de face é de 100 dólares canadenses, e o preço é de 1.199,95 dólares canadenses (cerca de R$ 3.832). As moedas já estão esgotadas no site oficial da Royal Canadian Mint. Achei a peça à venda também neste site canadense, pelo mesmo preço.

Veja algumas fotos da moeda:


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa