IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Marx, Lenin, Che Guevara: os comunistas que já apareceram no dinheiro

Felipe Branco Cruz

19/12/2018 04h00

Autor do "O Manifesto Comunista", Karl Marx dizia que "o dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem". Mas o que ele diria se soubesse que vários líderes e filósofos comunistas estampariam nos anos seguintes à sua morte, suas efígies no vil metal?

Apenas para citar alguns, além de Mark, já apareceram em notas de dinheiro Friedrich Engels, Lenin, Mao Tsé-Tung, Ludwik Waryński, Che Guevara, Frida Khalo e Diego Rivera.

Pode parecer uma incoerência que comunistas tão notórios como eles tenham aparecido no dinheiro, um objeto que, em última instância, seria abolido se o comunismo tivesse dado certo. O que, obviamente, nunca aconteceu.

Atualmente, os alemães levam com bom humor o fato de Karl Marx ter nascido no país. Recentemente, eles lançaram uma cédula de zero Euro (veja lá embaixo) com a efígie do filósofo (o que não deixa de ser irônico: uma nota de Marx sem valor algum). Também é comum encontrar por lá souvenirs com o busto de Marx em formato de cofrinhos de moedas com o trocadilho de um de seus livros mais famosos "O Capital" (igual ao da imagem acima).

Leia também:

A seguir, algumas cédulas que já estamparam o rosto de célebres comunistas

Alemanha Oriental

Cédula de 100 marcos da Alemanha Oriental com a efígie de Karl Marx

Cédula de 50 marcos da Alemanha Oriental com a efígie de Friedrich Engels

China

Cédula de 100 yuans da China com a efígie de Mao Tsé-Tung

Cuba

Cédula de 3 pesos de Cuba com a efígie de Che Guevara

Reverso da cédula de 3 pesos de Cuba com a imagem de Che Guevara ajudando na lavoura

México

Cédula de 500 pesos mexicanos com a efígie de Diego Rivera no anverso e de Frida Khalo no reverso

Polônia

Cédula de 100 Złoty, da Polônia, com a efígie de Ludwik Warynski no anverso e a palavra proletariado no reverso

União Soviética

Cédula de 100 rublos da União Soviética com a efígie de Lenin

Bônus:

Como bônus, lembro da cédula de zero euro com a efígie de Karl Marx, emitida pela secretaria de turismo de Tréveris, na Alemanha, cidade natal do filósofo. Lançada em 2015, as cédulas de zero euro são usadas como souvenirs e não têm valor comercial. A impressão delas é autorizada pelo BCE (Banco Central Europeu) e sua qualidade é semelhante às cédulas originais de euro. Falo mais sobre essas cédulas neste post aqui.


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa