Marx, Lenin, Che Guevara: os comunistas que já apareceram no dinheiro
Autor do "O Manifesto Comunista", Karl Marx dizia que "o dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem". Mas o que ele diria se soubesse que vários líderes e filósofos comunistas estampariam nos anos seguintes à sua morte, suas efígies no vil metal?
Apenas para citar alguns, além de Mark, já apareceram em notas de dinheiro Friedrich Engels, Lenin, Mao Tsé-Tung, Ludwik Waryński, Che Guevara, Frida Khalo e Diego Rivera.
Pode parecer uma incoerência que comunistas tão notórios como eles tenham aparecido no dinheiro, um objeto que, em última instância, seria abolido se o comunismo tivesse dado certo. O que, obviamente, nunca aconteceu.
Atualmente, os alemães levam com bom humor o fato de Karl Marx ter nascido no país. Recentemente, eles lançaram uma cédula de zero Euro (veja lá embaixo) com a efígie do filósofo (o que não deixa de ser irônico: uma nota de Marx sem valor algum). Também é comum encontrar por lá souvenirs com o busto de Marx em formato de cofrinhos de moedas com o trocadilho de um de seus livros mais famosos "O Capital" (igual ao da imagem acima).
Leia também:
- Você sabia que a índia Pocahontas já apareceu nas notas de dólar?
- Você sabe como surgiu e o que significa o sinal de cifrão?
- Entenda as moedas de dólar e saiba por que elas não têm número
A seguir, algumas cédulas que já estamparam o rosto de célebres comunistas
Alemanha Oriental
China
Cuba
México
Polônia
União Soviética
Bônus:
Como bônus, lembro da cédula de zero euro com a efígie de Karl Marx, emitida pela secretaria de turismo de Tréveris, na Alemanha, cidade natal do filósofo. Lançada em 2015, as cédulas de zero euro são usadas como souvenirs e não têm valor comercial. A impressão delas é autorizada pelo BCE (Banco Central Europeu) e sua qualidade é semelhante às cédulas originais de euro. Falo mais sobre essas cédulas neste post aqui.
Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.