Canadá lança moeda pelos 50 anos da lei que descriminaliza homossexualidade
Em dezembro do ano passado, a Royal Canadian Mint (a casa da moeda do Canadá) anunciou que lançaria um novo design para a moeda de 1 dólar canadense, também chamada de loonie, em homenagem aos 50 anos da lei que descriminalizou a homossexualidade no país.
Para não causar polêmica, a Royal Canadian Mint preferiu manter em sigilo o design da moeda, que só foi revelado oficialmente nesta terça-feira (23), quando a peça entrou em circulação, no dia exato em que lei completou meio século.
Leia também:
- Conheça a moeda colorida do Canadá que brilha no escuro
- Moedas do casamento real têm ouro e cristais Swarovski
- Canadá anuncia 1ª cédula com mulher negra
Não por acaso, a ideia da moeda veio do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, como uma forma de também homenagear o seu pai, Pierre Elliott Trudeau, que criou a lei.
Em 1967, quando Pierre ainda era ministro da Justiça, ele começou a pedir reformas no Código Penal para descriminalizar a homossexualidade, aprovando a lei em 1969.
Em Toronto, o ministro das finanças disse que a nova moeda "encoraja todos nós a construir um Canadá melhor e mais inclusivo porque, como a moeda em si, quanto mais igualdade tivermos, mais ricos todos seremos."
A moeda
A moeda traz em seu anverso duas pessoas se beijando e as palavras em francês e em inglês (as línguas oficiais do país) "Égalité" e "Equality" (que significam "igualdade").
O design é do artista canadense Joe Average, 61, diagnosticado com HIV aos 27 anos de idade. O desenho, segundo ele, simboliza o progresso das lésbicas, gays e transgêneros ao realizar todos os esforços que ainda precisam ser feitos pela igualdade.
A moeda também terá uma versão comemorativa em prata 999 pintada com as cores do arco-íris e valor de face de 10 dólares canadense. Ela poderá ser comprada no site oficial da Royal Canadian Mint por 49,95 dólares canadenses e terá uma tiragem de apenas 15 mil peças.
Reportagem da CTV sobre a moeda:
Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.