IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Matemático que decifrou código nazista vira nota de 50 libras na Inglaterra

Felipe Branco Cruz

16/07/2019 08h40

Reverso da cédula de 50 libras com o rosto de Alan Turing

Banco da Inglaterra anunciou ontem que o matemático Alan Turing, pioneiro da computação e decifrador de códigos, será a nova efígie do reverso da cédula de 50 libras, que começará a circular em 2021 e será feita de polímero.

Ele foi escolhido de uma lista de 989 cientistas em um concurso promovido pelo banco. A descoberta de Turing, ao decifrar os códigos usado pelos nazistas, ajudou os Aliados na vitória contra os países do Eixo.

Leia também:

O cientista, no entanto, foi perseguido por sua homossexualidade numa época em que era crime na Inglaterra manter relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. Em 1952 ele foi demitido e castrado quimicamente. Em 2013, ele foi perdoado postumamente pela rainha Elizabeth 2ª.

Alan Turin substituirá os cientistas Matthew Boulton (1728-1809) e James Watt (1736-1819), que estampam a atual cédula. O nome de Turing concorreu com outros cientistas renomados, como Mary Anning, Rosalind Franklin, Stephen Hawking, Ada Lovelace e James Clerk Maxwell.

Recentemente, Alan Turing foi retratado nos cinemas pelo ator Benedict Cumberbatch no filme O Jogo da Imitação, que levou o Oscar de melhor roteiro adapatado.

Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra, apresenta o layout da nova nota de 50 libras com o rosto de Alan Turing (imagem: Andrew Yates/Reuters)

Em janeiro, eu escrevi um post aqui no blog dizendo que a baronesa Margareth Thatcher era uma das candidatas a ilustrar a nota por ter trabalhado no time que inventou a máquina de sorvetes cremosos.

A indicação, no entanto, foi uma estratégia de grupos políticos que queriam ver Thatcher na cédula, numa tentativa de burlar a regra que exigia que o homenageado fosse um cientista.

O Banco da Inglaterra divulgou um vídeo divertido em que Boulton e Watt anunciam o seu substituto na cédula de 50 libras.

A atual cédula de 50 libras


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa