IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Com 4.000 moedas, carro relacionado a Penny Lane, dos Beatles, está à venda

Felipe Branco Cruz

06/09/2018 08h18

Um colecionador americano de automóveis colocou à venda por US$ 25 mil (negociáveis) seu Morris Mini-Minior Mark II, de 1968, coberto com mais de 4.000 pennies britânicos, encomendado por Paul McCartney para comemorar e promover à época o sucesso da música "Penny Lane", dos Beatles. O anúncio pode ser visto no site Auto Classic e no Performance Auto Gallery.

Todas as moedas que cobrem o carro foram cunhadas antes de 1968, algumas datando do final de 1800, na época da Rainha Vitória. As moedas receberam ainda uma camada de verniz para não ficarem verdes e oxidadas. Ao todo, as peças acrescentaram ao carro cerca 100 kg. O veículo, no entanto, funciona perfeitamente até hoje.

De acordo com o anúncio, o carro é superexclusivo, e só foram feitas duas unidades, ambas encomendadas por Paul McCartney. O atual proprietário do modelo à venda o comprou em 2002 na Inglaterra e o levou para os Estados Unidos. O outro modelo está exposto no Cornish Goldsmiths, na Cornualha, no Reino Unido, que é uma região de mineração e um centro de exposição de joias de ouro e prata.

Leia também:

Antes de ser colocado à venda, o carro pertenceu a uma empresa inglesa e era usado para fins promocionais, mas ela faliu, e um dos funcionários comprou o veículo.

Ele o manteve por 26 anos e o apresentava em feiras, desafiando as pessoas a descobrir quantas moedas havia em sua lataria. O dinheiro arrecadado com a exposição do carro, cerca de 250 mil libras, teria sido doado para instituições de caridade de Liverpool.

Aparentemente, o carro está em melhor estado do que as moedas que o recobrem, porém, a julgar pela raridade das peças, há quem aposte que só as moedas devam valer mais do que o próprio veículo.

Veja algumas fotos do carro:


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa