Dólar de prata vai homenagear professora morta em ônibus espacial
A professora Christa McAuliffe, que morreu com outros seis tripulantes quando um dos tanques de combustível do ônibus espacial Challenger explodiu durante a decolagem, em 1986, deverá ser homenageada em uma moeda de US$ 1 de prata até 2020.
O Senado dos Estados Unidos aprovou neste mês a produção da moeda. Serão cunhadas 350 mil peças de prata em homenagem à Christa, que se tornaria a primeira professora não astronauta no espaço.
Leia também:
- Por que as moedas são redondas? Porque é mais barato e prático
- Designer faz moedas quadradas de R$ 2 com mapa do Brasil
- Rosto da nota de real pareceria Susana Vieira se fosse verdadeiro?
As moedas deverão ter uma imagem e o nome de Christa McAuliffe no anverso. O reverso deverá conter um desenho que represente o legado dela como professora para os Estados Unidos.
Christa foi escolhida entre 11 mil pessoas para participar do projeto Professor no Espaço. O objetivo era levar um professor de ciências ao espaço para que ele pudesse contar aos seus alunos como foi essa experiência, incentivando-os a se transformarem também em cientistas.
Depois de aprovada, Christa passou meses sendo submetidas aos mesmos testes físicos dos astronautas. Porém, com a sua morte, o projeto foi suspenso, sendo retomado apenas em 2007 com Barbara Morgan, que foi ao espaço a bordo do ônibus-espacial Endeavour. O projeto existe até hoje, porém com patrocínio privado.
Parte do dinheiro arrecado com a venda das moedas será revertida para programas de robótica, com o objetivo de engajar e inspirar os estudantes a se tornarem cientistas, pesquisadores, engenheiros e matemáticos.
Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.