IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Dólar de prata vai homenagear professora morta em ônibus espacial

Felipe Branco Cruz

26/07/2019 07h22

A professora Christa McAuliffe, que morreu com outros seis tripulantes quando um dos tanques de combustível do ônibus espacial Challenger explodiu durante a decolagem, em 1986, deverá ser homenageada em uma moeda de US$ 1 de prata até 2020.

O Senado dos Estados Unidos aprovou neste mês a produção da moeda. Serão cunhadas 350 mil peças de prata em homenagem à Christa, que se tornaria a primeira professora não astronauta no espaço.

Leia também:

As moedas deverão ter uma imagem e o nome de Christa McAuliffe no anverso. O reverso deverá conter um desenho que represente o legado dela como professora para os Estados Unidos.

Christa foi escolhida entre 11 mil pessoas para participar do projeto Professor no Espaço. O objetivo era levar um professor de ciências ao espaço para que ele pudesse contar aos seus alunos como foi essa experiência, incentivando-os a se transformarem também em cientistas.

Depois de aprovada, Christa passou meses sendo submetidas aos mesmos testes físicos dos astronautas. Porém, com a sua morte, o projeto foi suspenso, sendo retomado apenas em 2007 com Barbara Morgan, que foi ao espaço a bordo do ônibus-espacial Endeavour. O projeto existe até hoje, porém com patrocínio privado.

Parte do dinheiro arrecado com a venda das moedas será revertida para programas de robótica, com o objetivo de engajar e inspirar os estudantes a se tornarem cientistas, pesquisadores, engenheiros e matemáticos.


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa