IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Austrália emite 46 milhões de cédulas com erro ortográfico

Felipe Branco Cruz

15/05/2019 08h10

Nova cédula de 50 dólares australianos

A Austrália confirmou ter impresso 46 milhões de cédulas de 50 dólares australianos com um erro de ortografia.

O que para a maioria das pessoas pode parecer uma falha absurda, para os numismatas é motivos de comemoração. Afinal, erros dão às peças o que mais apreciamos: exclusividade.

No caso da Austrália, o erro demorou mais de seis meses para ser percebido.

Leia também:

O Banco Central do país disse que as novas cédulas que serão impressas estarão corrigidas, mas que as que saíram com erro vão continuar valendo normalmente.

Detalhe do erro de ortografia na nota de 50 dólares australianos

As notas, colocadas em circulação no final do ano passado, têm a efígie de Edith Cowan, a primeira mulher no parlamento australiano. O erro apareceu na palavra "responsibility" (responsabilidade), que foi grafada como "responsibilty" (com um "i" faltando entre o "l" e o "t").

A palavra aparece no texto de um discurso de Edith, que é repetido diversas vezes na cédula, sempre com o erro ortográfico.

A dificuldade em encontrar o erro se deu porque ele está impresso em letras miúdas, como um dispositivo de segurança da cédula.

É uma grande responsabilidade ser a única mulher aqui, e eu quero enfatizar a necessidade de que outras mulheres também estejam", diz o trecho do discurso.

Austrália lança moeda colorida de 2 dólares

A Royal Australian Mint (a casa da moeda australiana) lançou também uma nova moeda de 2 dólares colorida que circulará normalmente no comércio.

A moeda marca o centenário da repatriação dos soldados e enfermeiras australianas que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

O centro da peça traz o desenho usado em uma insígnia, emitida entre 1914 e 1919, dada aos soldados na volta ao país para os distinguirem como ex-combatentes.


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa