IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Canadá lança moeda tridimensional com carrossel que gira de verdade

Felipe Branco Cruz

30/09/2018 08h03

A criatividade da Royal Canadian Mint (a casa da moeda canadense) parece não ter limites. Eles já lançaram moedas que brilham no escuro, com cristais Swarovski e até com uma escultura do Superman. A novidade agora é uma moeda com um carrossel tridimensional que gira de verdade!

A Royal Canadian Mint escolheu o carrossel por querer homenagear essa tradicional atração que está presente na maioria das feiras e festas do mundo.

"Estamos sempre tentando criar algo novo que possa empolgar as pessoas", disse Uyen Vo, gerente de produtos da Royal Canadian Mint em uma reportagem publicada no site da casa da moeda.

Leia também:

Movimento com ímã

A moeda comemorativa, com valor de face de 50 dólares canadenses, é feita de prata e banhada a ouro. Um detalhe fofo é que os seis cavalinhos sobem e descem quando o carrossel é girado, com a ajuda de um ímã. Funciona assim: você aproxima o ímã embaixo da moeda e o magnetismo faz o resto.

No vídeo acima, é possível ver como a moeda funciona. Um detalhe importante: a redoma de vidro está ali para proteger a moeda e não faz parte dela. É possível retirá-la, caso o proprietário queira tocar o objeto.

A equipe de pesquisa e design da casa da moeda do Canadá cogitou fazer uma réplica de um carrossel antigo, de 1928, que está no parque de diversões Canada's Wonderland, ao norte de Toronto. Porém, achou melhor desenvolver um design mais universal.

Depois que a arte foi finalizada, o desafio de engenharia foi criar um carrossel funcionalO processo levou mais de um ano, e os engenheiros adaptaram internamente um mecanismo de relógio que faz a peça girar.

"Tivemos que encontrar um equilíbrio entre delicadeza, beleza e durabilidade", disse Uyen Vo. "Quando fazemos uma moeda, ela deve durar para sempre."

Ao todo, só foram cunhadas mil unidades. O preço é de 749,95 dólares canadenses (R$ 2.347) e a expectativa de Uyen Vo é que a peça se torne um valioso item de colecionador. As peças já estão esgotadas no site oficial da Royal Canadian Mint. Agora, só é possível encontrá-las em lojas de numismáticas especializadas do Canadá e dos Estados Unidos.

Veja algumas imagens da moeda:


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa