Conheça o novo e moderno dinheiro pixelizado que está circulando na Noruega
Pode até ser que no futuro o dinheiro em papel deixe de existir e seja totalmente substituído por transações comerciais eletrônicas. Enquanto isso não acontece, na Noruega, a inspiração para o desenho da oitava (e nova) família de coroas norueguesas vem do meio digital, com linhas pixelizadas, semelhantes a uma fotografia em baixa resolução. Mas o resultado é incrível e também muito seguro.
De acordo com o Norges Bank, as cédulas da oitava família entrarão em circulação em três etapas. As notas de 100 e 200 coroas já estão no mercado desde maio do ano passado. As de 50 e 500 coroas entrarão em circulação neste ano. E as de 1000 coroas serão as últimas a serem lançadas, planejadas para sair em 2019.
Leia também:
- Saiba como foi criada e para que serve a cédula de zero euro
- País não tem religião oficial, por que o real traz "Deus seja louvado"?
- Saiba identificar a nota de R$ 2 sueca que há um ano circula no Brasil
Então, se você vai viajar para a Noruega, fica o alerta: a partir de maio deste ano, as cédulas da antiga sétima família de 100 e 200 coroas não serão mais aceitas no mercado. A partir de 2019, os modelos antigos de 50 e 500 coroas também serão recolhidos. E, finalmente, a partir de 2020, será a vez das notas da sétima família de 1000 deixarem de valer (veja lá embaixo quais são os modelos antigos que serão recolhidos).
Conheça as novas cédulas
Em 2014, o Banco Central da Noruega promoveu um concurso para escolher o design das novas cédulas tendo como tema o mar nórdico e os elementos que definem a identidade do país. Os escritórios vencedores foram os Snøhetta (lado pixelizado) e The Metric System (lado da fotografia).
Um deles ficou responsável pelo anverso (a frente da nota) e o outro escritório fez o reverso, ambas usando elementos típicos do país, como o farol marítimo, o barco viking, o bacalhau (e se você nunca viu uma cabeça de bacalhau, agora é a hora), o veleiro e as ondas do mar. Assim como o real, cada cédula tem um tamanho diferente, ficando maior de acordo com o seu valor.
A frente e o verso das notas conversam entre si. O lado pixelizado segue a paleta de cores da fotografia do outro lado, como se ele estive embaçado ou, em linguagem digital, exibindo a imagem em baixa resolução, além das constelações de Órion e Ursa Maior, muito importantes para os navegadores no hemisfério norte.
O resultado ficou realmente impressionante, além de muito moderno.
A oitava e nova família de coroas norueguesas

(imagens: Norges Bank)
A sétima e velha família de coroas norueguesas

(imagens: Norges Bank)
Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.