IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Por que as moedas são redondas? Porque é mais fácil, barato e prático

Felipe Branco Cruz

03/07/2018 09h22

Você já parou para pensar por que as moedas são redondas? Ou, por que moedas com outros formatos não são tão comuns? A resposta é simples: porque é mais fácil, barato e prático que elas sejam redondas. Afinal de contas, ninguém quer uma moeda pontiaguda rasgando seu bolso ou cortando a sua mão, não é?

Existem, obviamente, moedas de outros formatos, mas elas são raras. As mais famosas são as de Aruba, Bahamas, Bangladesh e Sri Lanka, que são quadradas, mas com as bordas arredondadas. Há ainda a famosa moeda triangular de dois dólares das Ilhas Cook (veja abaixo).

Leia também:

Moeda triangular de 2 dólares das Ilhas Cook

Moeda quadrada de 50 centavos de Aruba

A explicação mais confiável do porquê de as moedas serem redondas vem do livro "Numismatics", de Phillip Grierson (veja aqui). O formato surgiu na Grécia, por volta de 700 a.C., onde dois cunhos eram presos por uma pinça. Cada cunho tinha o desenho de um dos lados da moeda, que depois eram pressionados sobre uma liga de metal. O resultado natural era uma peça circular, mas que não era tão redonda assim.

Outro motivo de as moedas serem redondas é o econômico. Se elas fossem quadradas, suas bordas se desgastariam com mais facilidade, fazendo com que a peça perdesse parte de seu material. E isso era um problema, já que as moedas eram feitas de metais nobres, como o ouro e a prata.

Além disso, sempre foi muito mais fácil para os comerciantes viajarem com objetos circulares dentro de uma sacola, do que os pontiagudos. Numa época em que o comércio dependia das moedas e dos metais nobres, seu formato era essencial. A outra alternativa às moedas era o transporte de metais em barras, mas era mais difícil e perigoso.

O formato redondo das moedas é tão famoso e cultural que na China, no Japão e na Coreia do Sul, os nomes de suas unidades monetárias derivam da palavra "redonda": iuane, iene e won, respectivamente, vieram do caractere chinês , que significa "forma redonda".


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa