IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Vai viajar para a Rússia na Copa do Mundo? Conheça as cédulas interativas

Felipe Branco Cruz

08/06/2018 09h16

A Copa do Mundo esta aí. Depois de economizar nos últimos quatro anos, está na hora de trocar nossos reais pelo rublo, a moeda da Rússia, e torcer pela seleção brasileira.

Particularmente, não acho o dinheiro da Rússia bonito, embora, recentemente, o país tenha lançado algumas bem interessantes para celebrar a Copa do Mundo. Falei sobre elas aqui.

Mas, o mais legal são as novas cédulas de 200 e 2.000 rublos, lançadas em 2017, com as quais é possível "brincar" usando um aplicativo de realidade aumentada (assista aos vídeos abaixo).

A cotação do real para o rublo atualmente está em R$ 1 para 16,05 rublos. Ou seja, R$ 100 é equivalente a 1.605,58 rublos.

Leia também:

Para funcionar, basta instalar o app (só disponível na Rússia) e apontar para as cédulas. Na tela do celular, você vai ver o desenho das notas ganhando vida e se movimentando. Ele funciona apenas nas novas cédulas de 200 e 2.000 rublos.

O app também é usado como proteção, pois o efeito de realidade aumentada não funciona em cédulas falsas, além de apontar e explicar quais são seus elementos de segurança. Em ambas as cédulas, há um QR Code que leva até o site do Banco da Rússia com informações de segurança.

A cédula de 200 rublos tem os desenhos do monumento dos navios afundados em Savastopol de um lado. Do outro lado, ela tem o desenho das ruínas de Quersoneso.

A cédula de 2.000 rublos tem os desenhos do Cosmódromo de Vostochny de um lado. Do outro lado, está o desenho da ponte Russky, em Vladivostok, que conecta a ilha Russky ao continente.

Veja algumas fotos da cédula de 2.000:

MOEDAS:

As moedas são divididas entre 1, 5, 10 e 50 kopecks (que funcionam como centavos) e rublos de 1, 2, 5 e 10. Também há cédulas de 5 e 10 rublos. O que eu achei interessante nas moedas de kopecks é seu anverso. Todas exibem a imagem de São Jorge, o padroeiro da Rússia. Já as moedas de rublo têm o brasão do país.

Um kopeck

Cinco kopecks

10 kopecks

50 kopecks

Um rublo

Dois rublos

Cinco rublos

Dez rublos

CÉDULAS:

Cinco rublos

Dez rublos

50 rublos

100 rublos


200 rublos

500 rublos

1.000 rublos

2.000 rublos

5.000 rublos


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa