IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Veja as moedas e cédulas comemorativas lançadas para a Copa em todo mundo

Felipe Branco Cruz

31/05/2018 07h07

Moedas comemorativas da Copa do Mundo e da Copa das Confederações. Algumas são coloridas!

Faltam poucos dias para a Copa do Mundo da Rússia, que começa no dia 14 de junho, e, para entrarmos no clima da competição, reuni aqui neste post as cédulas e moedas comemorativas da Copa lançadas recentemente por diversos países.

Fica a dica caso você queira montar uma nova coleção só de moedas da Copa do Mundo (bem mais legal que o álbum, né? Fala sério!). Uma pena que faltou só o Brasil. 🙁

A propósito, não vou colocar aqui a série especial de notas de Zero Euro da Copa do Mundo porque já fiz um post só sobre isso em março. Ficou curioso? Vai lá ler!

Leia também:

A Rússia, obviamente, foi o país que mais investiu em cédulas e moedas comemorativas, inclusive da Copa das Confederações. Além de peças feitas apenas para colecionadores, eles também lançaram cédulas e moedas de curso forçado, ou seja, que serão usadas no comércio. Algumas delas são facilmente encontradas no Brasil nas lojas de câmbio ou mesmo entre comerciantes de cédulas e moedas.

Moedas de prata

As quatro moedas a seguir são de prata 0.925, com 39 mm, e foram cunhadas 24 mil peças de cada.

Moeda de prata de 3 rublos com o estádio de Moscou

Moeda de prata de 3 rublos com o estádio de São Peterburgo

Moeda de prata de 3 rublos com o estádio de Sochi

Moeda de 3 rublos de prata com a taça pintada de dourado

Moeda de ouro

Moeda de 3 rublos colorida de 31,1g de ouro. Foram cunhadas apenas 200 peças

Moeda de 25 rublos colorida com o mascote Zabivaka

Cédula

A Rússia também lançou uma cédula de 100 rublos comemorativa, feita em polímero (as outras cédulas normais do país são de papel-moeda). De um lado, é possível observar o desenho do goleiro Lev Yashin, que atuou nas copas de 1958, 1962, 1966 e 1970, com um menino segurando uma bola. Do outro lado da cédula há um bola com o mapa da Rússia e o nome das 11 cidades-sede.

Moedas comuns

Moeda de 25 rublos

Moeda de 3 rublos

Aqui em SP, eu achei esse balde de moedas de rublo à venda em uma feira (imagem: Felipe Cruz)

Ilhas Maldivas

As Ilhas Maldivas foram as primeiras a lançar uma cédula comemorativa da Copa do Mundo, embora o país não tenha se classificado para a competição. Esta cédula de polímero de 5 rufiyaa também é facilmente encontrada no Brasil nas feiras de numismática. Eu comprei uma dessas recentemente aqui em São Paulo e paguei R$ 5. De um lado, ela tem uma concha e, do outro, um jogador de futebol.

África do Sul

Moeda de 2 rand de prata. Observe que ela tem o desenho das famigeradas vuvuzelas. Ao todo, foram cunhadas 33 mil peças.

França

A Monnaie de Paris cunhou moedas de ouro e de prata comemorativas. A de prata tem valor de face de 10 euros. A de ouro tem valores de 50, 200 e 500 euros. Ambas possuem elementos gráficos que remetem à Rússia. Foram cunhadas 50 mil peças de prata. Já as moedas de ouro variam no peso e na tiragem. A de 50 euros tem 7,78 g e 22mm e 3000 unidades, a de 200 euros tem 31,104g e 37mm e 500 unidades e a de 500 euros tem 155,5 g, 50mm e 99 unidades.

Itália

A Itália lançou uma moeda comemorativa de prata de 10 euros também com elementos que remetem à Rússia. Tiragem de 6.000 peças.

Portugal

Portugal lançou moeda de prata, ouro e cupro-níquel de 2,50 euros. As tiragens são de 15 mil, 5.000 e 150 mil unidades, respectivamente.

Espanha

A Espanha lançou moedas de prata e ouro comemorativas. As de prata têm valor de face de 10 euros (tiragem de 50 mil) e a de ouro, de 100 euros (tiragem de 3.000).

Reino Unido

As medalhas britânicas comemorativas da Copa do Mundo são de prata, com tiragem de 20 mil unidades.

Ilhas Salomão

As Ilhas Salomão foram as que lançaram as moedas mais criativas. Elas são de prata, com valor de face de 10 dólares e saíram com um formato retangular. De um lado está a efígie da rainha Elizabeth  2ª e, do outro, uma torcida fazendo uma ola.


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa