IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Fiji lança moeda de 1 dólar no formato de tampinha de Coca-Cola

Felipe Branco Cruz

17/04/2018 08h20

No arquipélago de Fiji, no Oceano Pacífico, já é possível usar uma tampinha de Coca-Cola como moeda.

Mas, calma lá que não é bem assim!

Não se trata exatamente de uma tampinha comum de refrigerante. E, sim, de uma moeda de prata de 1 dólar fijiano que tem o formato e as cores da icônica tampinha reconhecida em qualquer lugar do mundo.

Leia também:

A moeda (ou tampinha, como preferir) entrou em circulação neste ano e é "legal tender" no país. Isso significa que ela pode ser usada no comércio normalmente.

Mas, como se trata de um item de colecionador (foram cunhadas apenas 25 mil peças), eu duvido que alguém lá em Fiji vai ter coragem de usá-la para, talvez, comprar… uma Coca-Cola.

Características

A moeda tem 32,6 mm de diâmetro, 6 g e é feita com 99,9% de prata. No anverso, aparecem o brasão nacional de Fiji, o valor de face, a data, o peso e o metal utilizado. O reverso tem a cor vermelha e a logomarca da Coca-Cola.

O objeto é entregue ao colecionador em uma caixinha de metal (que também tem o formato de uma tampinha). Dentro da latinha, a moeda fica protegida por uma embalagem de acrílico.

O moeda foi desenvolvida pela S&A Partners (com autorização da Coca-Cola) e pode ser comprada nos sites GovMint.com e ModernCoinMart.com por US$ 29,95, cerca de R$ 102,14.

Veja como ela é:

* Deixo um agradecimento ao leitor do blog e membro da Sociedade Numismática Brasileira Hilton Lucio, que me deu a dica sobre essa moeda.


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa