Topo
Cara ou Coroa

Cara ou Coroa

Canadá anuncia 1ª cédula com mulher negra e sua irmã tem reação emocionante

Felipe Branco Cruz

09/03/2018 16h28

Wonda Robson se emociona ao ver pela primeira vez retrato da irmã no dinheiro do Canadá


Diversos países do mundo tem mulheres estampadas em suas cédulas. O Canadá é um deles, onde todas as notas têm a efígie da rainha Elizabeth 2ª.

Mas, nesta quinta-feira (8), no dia Internacional das Mulheres, pela primeira vez na história, uma mulher negra e que não pertence a família real, foi homenageada pelo Banco do Canadá.

Em 1946, quando tinha 32 anos, a ativista do direito civil Viola Desmond se recusou a deixar uma área de um cinema reservada para pessoas brancas.

Na época, ela foi presa e multada por infringir a lei que discriminavam negros no país. Por causa disso, ela se mudou para os Estados Unidos, onde morou até 1965, quando morreu.


Leia também:


Em 2010, o governo do Canadá concedeu perdão póstumo à Viola e agora ela está na nota de 10 dólares canadenses.

O mundo todo celebrou a notícia, mas a reação de sua irmã, Wonda Robson, ao ver, pela primeira vez, o retrado de Viola na nota, é emocionante.

"A ação de uma mulher realmente pode fazer a diferença", diz Robson, de 91 anos, no vídeo divulgado pelo Banco do Canadá.

O reverso da nota mostra o Museu dos Direitos Humanos, construído recentemente em Winnipeg.

No Brasil, apenas duas mulheres estamparam as nossas cédulas: a Princesa Isabel e a escritora Cecília Meireles. Eu escrevi bastante sobre esse tema neste post aqui.

Assista aos vídeos:

Veja como a cédula ficou:


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber