Não quer ficar só nas figurinhas? Times da Copa estampam notas de zero euro
Faltam menos de três meses para o início da Copa do Mundo e, para quem não quer ficar só no álbum de figurinhas (lançado nesta segunda-feira, 12), há mais uma opção para colecionar: as cédulas comemorativas de zero euro!
Já expliquei aqui no blog sobre como foram criadas e para que servem as cédulas de zero euro, que circulam como souvenir em diversos países da Europa.
Com a proximidade do Mundial, a Euro Banknote Memory (EBM), que é uma empresa francesa que produz souvenirs em formato de dinheiro e medalhas, lançou 32 cédulas de zero euro homenageando as seleções que se classificaram para a competição. O Brasil, é claro, está lá.
Leia também:
- Você sabia que a índia Pocahontas já apareceu nas notas de dólar?
- Tônia Carrero teria inspirado o desenho das moedas de cruzeiro
- Nota de 100 mil bolívares sem zeros oculta crise na Venezuela
As cédulas seguem o mesmo modelo das outras notas de zero euro, sempre na cor púrpura, com itens holográficos de segurança e marca d'água com o formato da base da torre Eiffel e uma bandeira da União Europeia.
Embora todas as notas tenham o desenho de um jogador, nenhuma delas retrata um atleta da vida real, talvez para evitar processos por uso indevido de imagem – ou discussões sobre quem deveria ter sido o escolhido. Cada nota contém também ao fundo um desenho do principal ponto turístico do país. No caso do Brasil, é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Cada nota custa entre 2 e 3 euros (depende do lugar onde é vendida), mas, como o próprio valor de face já avisa, não vale nada no mercado, exceto como souvenir para colecionadores e turistas. Elas geralmente são vendidas em máquinas automáticas espalhadas em pontos turísticos dos países da Europa ou em sites especializados.
Seleções da América do Sul e Central
Seleções da Europa
Seleções da Ásia
Seleção do Pacífico
Seleções do Norte da África
Seleções da África
Seleções do Oriente Médio
Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.