Você sabia que as estrelas nas moedas de cruzeiro eram sinais em braile?
As estrelas que aparecem nas moedas de cruzeiro e cruzado, cunhadas no final dos 1980 e início dos anos 1990, tinham outra função além de estética. Elas foram dispostas em braile (um tipo tátil de escrita) com o objetivo de informar o valor aos deficientes visuais (veja a tabela de números em braile mais abaixo).
A observação do formato das estrelas nessas moedas foi feita pelo colecionador Sérgio Mendes, 36, de Araraquara (SP), em seu blog, o Colégio da Numismática.
Conversei com o Sérgio por telefone, e ele me contou que o uso do braile para informar o valor das moedas no Brasil foi inovador. "Ainda hoje, poucos países do mundo usam o braile nas moedas para auxiliar os deficientes visuais a reconhecer as moedas", disse. "A única estrela fixa naquelas moedas de cruzeiro era a estrela α-Spica, que representa o Pará, e ficava acima da faixa".
Leia também:
- Por que as moedas são redondas? Porque é mais fácil e barato
- Tostão explica como ganhou o apelido de moeda: Era o menorzinho
- Japoneses discutem mudanças na moeda de 5 ienes para a Olimpíada
Tabela em braile:
Veja como são os números em braile (note que o número não corresponde à quantidade de estrelas; é a disposição das estrelas que vale)
Embora o governo tenha feito, na época, uma campanha para divulgar o recurso em braile nas moedas, muita gente pode não saber disso. De qualquer forma, é interessante perceber como um design de moedas não precisa apenas ser bonito, ele também pode (e deve) ter outras funções.
Essas moedas, aliás, já foram longamente estudadas pelo numismata Eugenio Vergara Caffarelli na obra "As Moedas do Brasil", disponível aqui, a partir da página 231, na qual ele revela detalhes curiosos das estrelas no cruzeiro e no cruzado.
Mas o recurso não se mostrou tão eficiente, já que as estrelas eram pequenas e se desgastavam com o uso, dificultando o reconhecimento pelo tato para os cegos. As moedas atuais de real possuem outros elementos de identificação bem mais úteis, como tamanho, peso e borda diferentes, que são mais fáceis de identificar usando o tato.
Relembre algumas delas:
O braile em moedas italianas
Sérgio me contou que, além do Brasil, o único país na época que também usou braile em suas moedas foi a Itália, com as de 500 liras, cunhadas nos anos 1980. "Essa moeda também foi uma das primeiras bimetálicas, semelhantes às atuais de R$ 1 do Brasil".
Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.