IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Conheça a nova moeda colorida do Canadá que brilha no escuro

Felipe Branco Cruz

25/05/2018 08h29

Moeda canadense feita com material bioluminescente

A Royal Canadian Mint (a casa da moeda do Canadá) lançou recentemente uma moeda colorida com desenhos de folhas de bordo que brilham no escuro. A folha de bordo, ou "maple leaf" em inglês, é aquela folha vermelha que aparece na bandeira do país.

A moeda é feita com 99,99% de prata, pesa 7,96 g, tem 27 mm de diâmetro e borda serrilhada. Embora tenha valor de face de cinco dólares canadenses, como se trata de uma moeda comemorativa, ela não vai circular no mercado e será vendida apenas para colecionadores por 29,95 dólares canadenses (R$ 85).

Leia também:

A moeda é entregue numa embalagem que também tem o desenho de uma folha de bordo

No centro da moeda, em vermelho, está o desenho da folha de bordo. Ao redor dela, estão outras folhas menores que brilham no escuro, já que foram feitas com um material bioluminescente. O anverso tem a efígie da rainha Elizabeth 2ª, feito por Susanna Blunt.

O desenho da moeda foi feito pelo artista canadense José Osio.

Esta moeda é mais um exemplo da criatividade da Royal Canadian Mint, que está sempre lançando peças curiosas. Recentemente, fiz um post sobre a moeda incrustada com cristais Swarovski, em comemoração ao casamento do príncipe Harry e Meghan Markle. Mas eles sempre têm novidades, como moedas coloridas ou feitas com materiais incomuns, como o ródio negro (elemento da família da platina usado para dar proteção as joias).

O anverso e o reverso da moeda:


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa