Designer cria moedas de R$ 0,25 e destaca pontos turísticos de cada estado
Todos os anos, os Estados Unidos lançam versões comemorativas que homenageiam seus 50 estados. Pensando nisso, o designer e numismata catarinense Fagner Máximo, 33, criou em 2012 um projeto semelhante. Fagner imaginou um novo layout para a moeda de 25 centavos, em formato de decágono (polígono de dez lados), no qual homenageia os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
"A ideia surgiu quando vi a série americana de 25 centavos, que valoriza a cultura local", disse Fagner, que conversou comigo por telefone. Para o numismata, o Brasil deveria lançar mais moedas comemorativas, como as que foram produzidas durante as Olimpíadas e que fizeram muito sucesso. "Os brasileiros teriam a oportunidade de conhecer melhor o Brasil por meio de suas moedas e despertar o interesse na cultura e história de cada estado, além de também despertar o interesse no colecionismo", contou.
Leia também:
- Ouça a playlist com as músicas mais famosas sobre dinheiro
- Marx, Lenin, Che Guevara: os comunistas que já apareceram no dinheiro
- Brasileiro cria moeda em formato de disco voador para ilha
Para Fagner, motivos para moedas comemorativas não faltam. Até 2022, por exemplo, ele cita alguns fatos que mereceriam ser retratados em nossas moedas, como os 50 anos do milésimo gol de Pelé (2019), os 100 anos da morte da Princesa Isabel (2021), os 50 anos da conquista da taça Jules Rimet (2020) e os 200 anos da Independência do Brasil (2022).
"A Casa da Moeda já tem a tecnologia necessária para a produção de moedas como essas. Não é difícil. É uma questão apenas de custo e demanda", afirmou. "Meu objetivo é que as pessoas olhem para as moedas com carinho".
Desde 2012, quando criou o projeto, Fagner tem tentado entrar em contato com o Casa da Moeda do Brasil para apresentar a proposta, na expectativa de ver seu trabalho sair do papel, mas, até o momento, só recebeu respostas extraoficiais, nunca um comunicado oficial.
Visando mobilizar o Banco Central do Brasil e a Casa da Moeda, o colega numismata Plínio Pierry, com o apoio de associações numismáticas do Brasil, criou uma petição online para ser enviada em março de 2019 ao Banco Central solicitando mais projetos de moedas e cédulas comemorativas, maior apoio à numismática e emissões regulares de moedas e cédulas comemorativas.
Confira todas as moedas do projeto feito por Fagner:
No projeto de Fagner, cada moeda traria o nome, o mapa e a bandeira do estado, com uma imagem representando um elemento característico local selecionado por ele, além da data de fundação do território. Para completar a coleção, uma moeda extra com a bandeira e mapa nacional. No total, portanto, seriam 28 moedas: 26 estados, o Distrito Federal e uma moeda extra com o mapa do Brasil.
Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.