IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Moeda homenageia 4 gerações da realeza britânica, de Elizabeth 2ª a George

Felipe Branco Cruz

20/03/2018 07h15

As moedas mais caras são entregues em uma caixa de madeira

The Royal Mint, a entidade britânica que há 1.100 anos é a responsável por cunhar as moedas do Reino Unido, lançou recentemente moedas comemorativas com valores de face de 5, 10 e 25 libras em que estão representadas as quatro gerações herdeiras do trono.

Em primeiro lugar está a atual rainha, Elizabeth 2ª, depois aparece o filho, o príncipe Charles, em seguida o neto William, e o bisneto, George, formando a linha sucessória ao trono.

Eles são representados no reverso da moeda, respectivamente, pelos monogramas E, C, W e G, desenhados pelo caligrafista e artista heráldico (profissional especializado em produzir brasões) Timothy Noad. O anverso tem a tradicional efígie da rainha Elizabeth 2ª, desenhado por Jody Clark.

Leia também:

A rainha e os herdeiros do trono britânico

Esta é a primeira vez em 100 anos que quatro gerações da família real britânica aparecem em uma moeda do Reino Unido e estão vivas ao mesmo tempo.

Além disso, neste ano, comemoram-se os 65 anos da coroação da rainha Elizabeth 2ª, os 70 anos do príncipe Charles, os cinco anos do príncipe George e o casamento do príncipe Harry, irmão de William, com a atriz Meghan Markle.

Os monogramas estão emoldurados por ramos de carvalho, um dos símbolos da casa de Windsor (a casa real do Reino Unido). Em entrevista à imprensa britânica, Timothy disse que pensou em várias ideias, inclusive representar os quatro em uma imagem de perfil, mas que decidiu pelas letras para mostrar unidade.

Tratam-se de moedas comemorativas, voltadas para colecionadores, que não vão circular comercialmente. É possível comprá-las no site oficial da Royal Mint e os preços variam entre 13 a 8.450 libras (entre R$ 60 a R$ 38.790) dependendo dos metais utilizados.

A mais barata, de 13 libras, é feita de cupro-níquel (um dos tipos mais comuns de materiais usados nas moedas do mundo). Os outros modelos mais caros são entregues em caixas de madeira e as moedas variam de peso e de metais, como ouro rosé, prata e ouro.

Veja abaixo:

Anverso das medalhas comemorativas tem a tradicional efígie da Rainha Elizabeth 2ª


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa