IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Moedas de libra são como um quebra-cabeça que mostra brasão da família real

Felipe Branco Cruz

16/05/2018 07h50

Minhas moedas de libras esterlinas formando o brasão da monarquia britânica (imagem: Felipe Cruz)

Há dez anos, o designer gráfico Matthew Dent, então com 26 anos, entrou para a história do Reino Unido e ainda ganhou 35 mil libras por isso. O jovem venceu um concurso da Royal Mint (a casa da moeda britânica) para escolher o novo desenho do reverso das moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 pence.

Na ocasião, ele superou 4 mil desenhos feitos por 500 artistas diferentes. Seu projeto era original e, ao mesmo tempo, muito simples: um quebra-cabeças onde cada moedinha apresentaria apenas partes do brasão real (exceto as de 1 e 2 libras).

Quando elas se juntassem, formariam o brasão promovendo um sentimento de unidade às moedas e também ao país. De acordo com a Royal Mint, eles buscavam desenhos que simbolizassem o país, talvez usando a heráldica (brasão) tradicional, desde que promovesse essa união, mas os artistas estavam livres para propor qualquer coisa.

Leia também:

Matthew, que não tinha nenhuma ligação com a numismática, ficou sabendo do concurso em um anúncio de jornal. Inicialmente, ele pensou em propor desenhos do litoral, de pássaros, de plantas ou construções históricas. O desafio, para ele, era unir os quatro países do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) nas seis moedas. O brasão real, portanto, era a escolha perfeita porque unia todos sob o signo de uma só monarca.

A ideia do quebra-cabeças fez tanto sucesso que outros países estão se inspirando nela, como a Moldávia, por exemplo (veja o vídeo lá embaixo).

O anverso continuou o mesmo, com a efígie da rainha Elizabeth 2ª feita por Ian Rank-Broadley. O retrato da rainha só foi atualizado em 2015, feito pelo artista Jody Clark. Esta foi a quinta vez que a imagem da rainha foi alterada na libra esterlina, com o objetivo de retratar o seu envelhecimento.

As moedas de libra esterlina com o brasão real

O tamanho, o peso e o formato das moedas é o mesmo desde os anos 70, quando a Inglaterra adotou o sistema decimal e passou a dividir a libra em 100 centavos (pence). Antes, uma libra valia 20 xelins, que por sua vez valiam 12 pence cada. Ou seja, uma libra era equivalente a 240 pence.

Outra mudança com o novo design de 2008 foi a eliminação dos algarismos para indicar o valor das moedas, ficando apenas o seu valor escrito por extenso. Entre 1971 e 2008, as moedas tinham números que facilitavam a sua identificação.

O Brasão Real:

As moedas unidas formam o brasão real:

Inspiração

As novas moedas de Leu Moldávio, o dinheiro da Moldávia, lançadas recentemente, também seguiram a mesma ideia das moedas britânicas.

Veja no vídeo abaixo:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa