IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cara ou Coroa

Conheça o dólar da Antártida, o fictício dinheiro do continente gelado

Felipe Branco Cruz

03/04/2018 08h30

Cédula de 1 dólar da Antártida.

Você já viu uma "legítima" nota fria? Se o dinheiro da Antártida não servir de exemplo, não sei mais o que pode ser.

É comum encontrar na internet e nas feiras de numismática o curioso dólar da Antártida. As cédulas são emitidas pelo "Bank of Antarctica" e produzidas pelo "Overseas Exchange Office". Mas esse dinheiro não tem nenhum valor legal.

O site do "Overseas Exchange Office" deixa claro que o negócio deles é produzir dinheiro fictício para colecionadores, com a sacada de usar regiões inóspitas do planeta como tema, tais como as Ilhas de Páscoa e as Ilhas Jason (nas Maldivas), e também países fictícios, como o Império Maia e a Federação Norte Americana. Além disso, a empresa também produz notas customizadas para projetos pessoais.

Cada cédula é vendida no site oficial pelo seu preço de face em dólares americanos. Portanto, se você quiser comprar a nota de 1 dólar da Antártida, ela vai custar 1 dólar americano, e assim por diante. As cédulas são feitas de polímero, uma espécie de plástico, do mesmo tipo usado pelo Brasil nas notas de R$ 10 de Pedro Álvares Cabral, emitida nos anos 2000 e 2001.

Leia também:

Dinheiro da Antártida?

A Antártida não pertence a nenhum país, embora diversas nações reivindiquem algumas áreas.

Em 1959, foi assinado o Tratado da Antártida, no qual diversos países se comprometeram suspender suas pretensões territoriais e a utilizar o continente apenas para fins científicos. É proibido, por exemplo, fazer testes com bombas nucleares, despejar lixo radioativo ou construir fortificações militares por lá.

É por isso que não faz sentido a Antártida ter um dinheiro próprio, já que não há nada lá para ser negociado. Porém, nada impede que uma empresa emita dinheiro fictício com o nome do continente.

Para alimentar ainda mais o hobby dos colecionadores, de tempos em tempos, o "Overseas Exchange Office" lança novos modelos do dólar da Antártida, com novos desenhos.

Veja alguns exemplos:

Cédula de 1 dólar da Antártida com imagens de pinguins lançada em 2011

Cédula de 1 dólar da Antártida lançada em 2016 com pinguins, aurora austral e o cruzeiro do sul

Cédula de 2 dólares da Antártida, lançada em 1996

Cédula de 2 dólares da Antártida lançada em 2014

Cédula de 5 dólares da Antártida, lançada em 2001, com a imagem do explorador norueguês Roald Amundsen

Cédula de 5 dólares da Antártida, lançada em 2011, com a bandeira britânica

Cédula de 10 dólares da Antártida, lançada em 2011, com a imagem do pesquisador R.F. Scott

Cédula de 20 dólares da Antártida, lançada em 2008, com a imagem do capitão Frank Worsley

Cédula de 50 dólares da Antártida, lançada em 2010, com a imagem do Sir Wally Herbert


Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização:

Sobre o Autor

Felipe Branco Cruz coleciona moedas e curiosidades. É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país. Atualmente é repórter de entretenimento do UOL, onde escreve sobre cultura pop, música, cinema e comportamento.

Sobre o Blog

Cara ou Coroa é o blog de numismática do UOL. Por aqui você encontra reportagens e curiosidades sobre as cédulas e moedas do Brasil e do mundo.

Cara ou Coroa